quarta-feira, 11 de abril de 2012

Seis anos sem Proof


Hoje fazem 6 anos que DeShaun Dupree Holton, mais conhecido como “Proof” morreu.
Proof foi o melhor amigo de Eminem, os dois se conheceram na adolescência e Proof ajudou e incentivou Eminem na sua carreira como rapper. Foi ele o criador do grupo D12. Ele era também o hypeman de Eminem, os dois estavam sempre juntos nos shows e na maioria das entrevistas.

Proof morreu assassinado em uma briga de bar em 2006, briga essa derivada de uma discussão causada por um jogo, que levou a um embate fisico, no qual, a polícia de Detroit alega que, Proof sacou a arma primeiro e matou a pessoa com quem estava discutindo. O primo da pessoa que foi baleada, de acordo com policia, assistiu a cena e atirou 3 vezes em Proof, um tiro na cabeça e dois no peito.

Abaixo estão algumas noticias da época que separei para relembrarmos do dia e o áudio do discurso que o Eminem fez durante o funeral:

  11/04/2006 “Proof more no Eight Mile clubO rapper de Detroit Proof, membro do D12 e melhor amigo de Eminem foi baleado e morto num clube na Eight Mile Road esta manha. O porta-voz do St. John Hospital confirmou esta manha que Proof, 32 anos, cujo verdadeiro nome é Deshaun Holton foi dado como morto depois que a polícia o encaminhou para o hospital em um carro particular com um tiro na cabeça.
Um segundo homem, 35 anos, que foi baleado na cabeça se encontra em condições criticas. "Eles ainda não tem um suspeito" disse o porta-voz da policia Walker. "Houve uma alteração no ambiente e tiros foram disparados”.”

"12/04/2006 Proof disparou primeiro tiro, diz polícia
O rapper Proof, morto com um tiro na madrugada de ontem, disparou a primeira bala no tiroteio. É o que diz a polícia de Detroit, que está investigando o caso ocorrido no clube 3C.


A bala disparada por Proof teria atingido a cabeça de Keith Bender, de 35 anos. Ele continuava internado em estado crítico. A polícia está agora tentando descobrir quem atirou no rapper. Os detetives acreditam que tenha havido uma briga no clube, levando ao tiroteio. Como as duas vítimas foram levadas ao hospital por carros particulares e o clube estava funcionando além do horário autorizado, a polícia encontrou o local do crime vazio. O 3C não possuía câmeras de segurança.

Proof pertencia ao grupo de rap D-12 e era amigo pessoal de Eminem. Ele era casado e tinha cinco filhos. Diversos fãs da banda fizeram vigília do lado de fora do clube e deixavam bichos de pelúcia e mensagens em papel ou pintadas no local. “Estamos muito confusos. O que quer que tenha acontecido, seja lá quem foi o cara [que atirou], ele ainda está solto por aí. É simplesmente insano”, disse Kon Artis do D-12.

Já os parentes de Bender confirmaram a seqüência de eventos descrita pela polícia. “Ele estava no lugar errado na hora errada”, acredita uma cunhada da vítima, que era um ex-sargento do exército e veterano da operação Tempestade no Deserto. “O que eu não quero que aconteça é que [Proof] seja glorificado como mais um herói caído do rap. É uma violência sem sentido acontecendo em nossa comunidade e nós não conseguimos nos livrar dela”, disse Kyle Bender, irmão de Keith.

Proof atuava junto com Eminem durante os shows. Ele também foi padrinho de Eminem em seu casamento em Janeiro. A gravadora do D12, Interscope Records afirmou que os arranjos para o memorial já estão sendo feitos e que a família pede privacidade. A gravadora também desmentiu o boato de que outro membro do grupo estaria envolvido; "Ao contrario do que dizem, o membro do D12 Bizarre não foi envolvido no incidente, ele estava em casa em Atlanta, Georgia."

"12/04/2006 Eminem sofre pela morte do amigo
Eminem entrou em estado de tristeza após a morte de um de seus amigos mais próximos, que ocorreu ontem. O rapper Proof, padrinho de casamento do Eminem, que ocorreu em janeiro de 2006, foi baleado na cabeça em um clube noturno em Detroit. Eminem foi visto saindo de sua casa despejando muitas lágrimas. Proof, cujo nome verdadeiro é DeShaun Holton, foi assassinado em um clube em Eight Mile Road, em Detroit. Eminem conhecia o rapper antes de se tornar famoso. A idéia de criar o D-12 foi do Proof. Proof acompanhava Eminem direto em turnês e shows, e também participou do filme 8 Mile. A gravadora do Proof disse "Seus amigos e família gostariam de privacidade durante esse tempo difícil".

Abaixo estão algumas fotos do local onde Deshaun Holton a.k.a Proof morreu

                              

Confira agora o áudio do discurso que o Eminem fez durante o velório de Proof. O áudio não está muito bom, foi gravado em meio ao tumulto das pessoas, mas da para reconhecer a emoção na voz de Marshall ao lembrar de seu melhor amigo.

Marshall lembrou de quando ele tinha uns 16 anos Proof foi ate a casa dele e jogou um par de tênis para ele e disse “Coloque esses ai, porque eu já cansei de ver você andando com esses tênis velhos e sujos”.
Bastante emocionado, Eminem lembra alguns casos sobre Proof e conclui: “Eu acredito que o Proof amava as pessoas, ele era como um magnetismo uma vez q você o conhecia queria estar perto dele.. ele me ensinou a ser um líder. Sem ele não existiria o Eminem, Slim Shady, D12...-”



Acho que posso dizer em nome dos fãs que nos últimos seis anos, Proof fez muita falta. Quem não gostaria ter ter visto ele ao lado do Eminem no show em São Paulo? Ou em outros show, entrevistas e álbuns? O pouco que conheciamos do Proof foi o suficiente para ele nos conquistar. A ele nos resta o sentimento de saudade e gratidão pelo apoio e a amizade a um dos melhores rappers atuais, pelas rimas fora de serie que ele sabia produzir, pela criação do D12 entre outras coisas a mais. Proof era um líder sem igual que se foi cedo de mais.

"You may be gone, but you're never over"
We love you Dudey

Um comentário:

Visitas